Como todos já sabem, o Esporte está no DNA do PFFC, por isso, para poder proporcionar as melhores experiências aos nossos associados em cada prática esportiva, desenvolvemos uma metodologia de trabalho que vai desde a formação dos nossos jovens até o lazer do público adulto.
O objetivo dessa metodologia é entender melhor os objetivos de cada praticante, desenvolver um formato de atividades que irá trazer mais benefícios e melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas, associados, funcionários, professores e gestores.
O resultado final deste projeto foi atingido após um profundo estudo social, físico e psicológico sobre esportes, que teve como principais referências o modelo de desenvolvimento esportivo utilizado pelo governo Australiano chamado Sportaus, o modelo de desenvolvimento esportivo utilizado pelo governo Canadense chamado Sportforlife, o modelo de desenvolvimento esportivo do E.C. Pinheiros chamado Pirâmide Esportiva, a Lei 9.615/98 (Lei Pelé), além de diversos outros estudos relacionados ao desenvolvimento humano através do Esporte.
Vamos entender primeiro porque as pessoas praticam esportes:
Estilo de Vida Ativo | Aqueles que buscam um estilo de vida ativo e saudável. |
Participação Esportiva | Aqueles que adoram a emoção de competir com amigos. |
Excelência Esportiva | Aqueles que querem ganhar medalhas pelo seu país. |
Nossa Legislação brasileira define o esporte em 4 manifestações:
Educacional | praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer; |
Participação | de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente; |
Rendimento | praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações. |
Formação | caracterizado pelo fomento e aquisição inicial dos conhecimentos desportivos que garantam competência técnica na intervenção desportiva, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento qualitativo e quantitativo da prática desportiva em termos recreativos, competitivos ou de alta competição. |
Respeitando os interesses, adequando a realidade da nossa legislação e somando valores de desenvolvimento humano chegamos ao nosso CICLO ESPORTIVO:
O círculo representa o ciclo da vida, o movimento, a continuidade, a busca pelo equilíbrio e a perfeição, o Ciclo Esportivo significa o desenvolvimento de uma sociedade através do esporte, aonde as quatro formas de pratica esportiva presentes em uma organização precisam crescer juntas para atingirmos nossos objetivos.
A formação é caracterizada pela cor azul do conhecimento e da esperança, o rendimento é vermelho da paixão e da energia, o lazer é amarelo da descontração e da alegria, a saúde é verde da natureza e do bem estar.
E o que significa cada prática esportiva?
Formação | ticado com o objetivo de educar, de transmitir conhecimento esportivo através da Alfabetização Física e formar não somente atletas, mas também pessoas aptas para a vida. |
Rendimento | Praticado com o objetivo de gerar resultado em competições, sendo uma fonte de inspiração para alunos da formação, entretenimento para os associados em geral e uma oportunidade de engrandecer a marca do clube possibilitando maiores parcerias e crescimento. |
Lazer | Praticado com o objetivo de descontrair uma rotina estressante de maneira lúdica e prazerosa. |
Saúde | Praticado com o objetivo de gerar bem estar pessoal através de uma rotina saudável de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida, prevenindo doenças ligadas ao sedentarismo e mantendo o corpo esteticamente agradável. |
Cada prática esportiva possui uma série de características que as tornam únicas:
Formação | Rendimento | Lazer | Saúde | |
Sistema | Sistemático | Sistemático | Assistemático | Sistemático |
Formalidade | Formal | Formal | Informal | Formal |
Imposição | Induzido | Induzido | Espontâneo | Espontâneo |
Meta | Indivíduo | Público | Indivíduo | Indivíduo |
Financiamento | Clube | Externo | Associado | Clube |
Idade | 0-19 anos | 14+ | 14+ | 14+ |
Competição | Sim | Sim | Sim | Não |
Como funciona a aplicação dessa metodologia de acordo com a idade:
Até os 14 anos de idade, todos os jovens devem passar pelos esportes de Formação, na qual vamos contribuir no desenvolvimento de sua personalidade e de importantes e saudáveis hábitos físicos, psicológicos, sociais e cognitivos. Após os14 anos de idade ele pode optar por continuar no processo de formação ate os 19 anos de idade ou migrar para atividades de lazer ou saúde, o rendimento não necessariamente é uma opção, já que depende de variáveis que nem sempre estão sobre o controle do jovem.
Consideramos o estágio da formação o mais importante por pode proporcionar uma visão a longo prazo do sucesso da implantação da metodologia, portanto segue abaixo com mais riqueza de detalhes cada uma das etapas: